O mestre do violão
Falar da importância do violão no Brasil é falar necessariamente de um dos maiores nomes representativos deste instrumento milenar e de destaque imprescindível na sociedade, é falar de um dos mais proeminentes e proficientes artistas a nível mundial, falar do violão no Brasil é falar necessariamente de Robson Neves Miguel (28/08/1959 - Vitória - ES).
Detentor do 1º lugar no Ranking Mundial de Violonistas, reconhecimento outorgado pelo Círculo Violonístico Europeu de Madrid, confirmado em 2013 pelo Prêmio Quality Internacional do MERCOSUL e pela Câmara Brasileira de Cultura.
Considerado pela crítica nacional e internacional especializada como sendo o único músico do mundo capaz de executar qualquer obra no violão ao mesmo tempo em que dá entrevistas, narra histórias ou mesmo canta outra melodia, ainda que esta esteja em tom e ritmo diferentes daquela, sem se perder na melodia, harmonia ou ritmo do que está sendo executado no violão.

Filho de mãe negra - Margarida e pai indígena - Alfredo, o cafuzo Robson Miguel teve seu primeiro contato com instrumentos musicais na banda da Assembleia de Deus em Aribiri, bairro de sua cidade natal, da qual seu pai era saxofonista e maestro. A descoberta do violão ocorreu aos nove anos, quando sua família mudou-se para Ribeirão Preto (SP), onde ganhou um disco instrumental de violão – Abismo de Rosas(Dilermando Reis). Ainda na infância era convidado para tocar em eventos nas igrejas.
“O Espírito Santo ungiu minha mão, quando eu tocava, pessoas endemoninhadas eram libertas [...]” (Revista Graça, p. 65)
De família humilde, Robson nasceu na antiga aldeia dos Índios Guarani. Aos 12 anos, entrou para o Conservatório Musical de São Caetano do Sul(onde formou-se em violão clássico) e foi exatamente nesta época, que viveu a fase mais complicada da sua infância: depois do abandono do pai, viu-se obrigado a ajudar a mãe e a sustentar seus cinco irmãos, vendia doces, legumes, confeccionava pipas e engraxava sapatos.
Em 1985, foi convocado para uma viagem missionária na Espanha e ganhou destaque no país após se apresentar em um programa de televisão.
Em 1991, foi contratado pela Rede de Televisão Espanhola (RTVE) - o maior, mais antigo e conceituado grupo audiovisual da Espanha, onde apresentou um programa sobre música durante quatro anos. Desde então, tocou em várias cidades da Europa e Estados Unidos e obteve prestígio internacional. Robson executa qualquer tipo de música, do popular ao clássico, seja qual for o estilo: flamenco, baião, chorinho, jazz, samba, bossa etc.
Após visitar 78 Castelos e confirmar o histórico do Violão como sendo um instrumento que também foi tocado para reis e rainhas dentro de castelos na Espanha, Robson Miguel, ao retornar para o Brasil, iniciou uma obra ousada em sua chácara em Ribeirão Pires, onde em 5 anos terminou a inusitada construção do seu castelo – O Castelo de Robson Miguel– o único no mundo especialmente criado em homenagem ao violão, com 2.056 m² de área construída. O castelo possui calabouços, pelourinho, forca, roda de estiramento, labirintos, passagens secretas, túneis e um buraco negro com quase 100 metros de extensão a 30 metros abaixo da terra.
Robson Miguel tocou com músicos internacionais como Al Di Meola, Joe Pass, Pat Metheny, entre outros. Participou do vídeo "Nace una Guitarra", produzido pelo governo espanhol (Antonio Iznaola) junto com Paco de Lucia e NacisioYerpes.
Entre os seus discos, destacam-se "Dos Manos y una Guitarra", "Sueñoazul" e "Espanha novo - envivo Córdoba", lançados na Espanha e "Cores do Brasil", lançado na Alemanha.
É autor de vários livros didáticos, com destaque para "The Jazz in Your Hands"("O Jazz Em Suas Mãos") editado em inglês e espanhol pela Real Musical de Madrid; gravou 27 CDs, 22 vídeos aulas-show e 19 DVDs que estão na galeria dos mais vendidos não só no Brasil, mas também em vários países.
Outros atributos:
•Guitarrista;
•Violinista;
•Violeiro;
•Cavaquinista;
•Compositor;
•Arranjador/cantor;
•Maestro;
•Produtor musical;
•Delegado da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB);
•Fundador das Orquestras Sinfônicas de Santo André e Madrid (Espanha);
• Cacique ocupante da Cadeira de Direitos Imateriais Indígenas na O.A.B. (Ordem dos Advogados do Brasil) em São Paulo e ocupante da Cadeira Indígena Brasileira no CNHM (Conselho Nacional de Honrarias e Méritos);
•Primeiro a fazer a versão, gravação e lançamento do “Hino Nacional Brasileiro" na língua nativa Guarani.
Abaixo, Robson Miguel interpreta o hino "Castelo Forte" de Martinho Lutero:
Abaixo, Robson Miguel interpreta o hino "Castelo Forte" de Martinho Lutero:
"Música é a arte de manifestar os sentimentos, os afetos da alma através do som." Robson Miguel
Vale a pena conferir também:
2. Maura Roth entrevista o violonista Robson Miguel
.........
BIBLIOGRAFIA
BARBOSA, Antonio Carlos da Fonseca. Robson Miguel. Disponível em <http://www.ritmomelodia.mus.br/entrevistas/entrev%202012/01%20robsonmiguel/robsonmiguel.htm>. Acesso em: 22 maio 2014.
CANTO, Cláudia. O castelo de Robson. Revista Raça Brasil. Disponível em: <http://racabrasil.uol.com.br/cultura-gente/156/o-castelo-de-robson-um-espaco-repleto-de-informacoes-224055-1.asp/>. Acesso em: 22 maio 2014.
ENTREVISTA com Robson Miguel. História e Arte. Ribeirão Pires, 29 jun. 2009. Disponível em: <http://www.historiaearte.net/ribeirao/index.php?option=com_content&task=view&id=237&Itemid=85>. Acesso em: 22 maio 2014.
EXCELÊNCIA Musical. Revista Graça, Rio de Janeiro: Graça Editorial, v. 10, n. 114, p. 65.
EXCELÊNCIA Musical. Revista Graça, Rio de Janeiro: Graça Editorial, v. 10, n. 114, p. 65.
PESSOA, Regina. Robson Miguel faz show antes de tourneé. Disponível em: <http://gaiabrasil.com.br/2014/05/robson-miguel-faz-show-antes-de-tournee-violao/>. Acesso em: 22 maio 2014.
ROBSON MIGUEL. Biografia. Disponível em: <http://www.robsonmiguel.com.br/bioP.html>. Acesso em: 22 maio 2014.
ROBSON MIGUEL. Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Disponível em: <http://www.dicionariompb.com.br/robson-miguel>. Acesso em: 22 maio 2014.
ROBSON MIGUEL. Instituto Cultural da Fraternidade Universal. Disponível em: <http://www.icfu.com.br/robson-miguel-2/>. Acesso em: 22 maio 2014.
ROBSON MIGUEL. Viva Brasil. Disponível em: <http://www.vivabrasil.info/item/detalhes.aspx?id=56&scid=3&set=3>. Acesso em: 22 maio 2014.